Visita do projecto PAISACTIVO

No passado dia 29 de Abril, a AguiarFloresta foi convidada a receber as primeiras visitas técnicas do projecto PAISACTIVO, consórcio composto pelos parceiros CIM do Tâmega e Sousa, a Direção-Geral do Território, o Município de Baião e a Fundación Juana de Vega, que marcaram presença na visita deste dia.

Com um dia bastante preenchido e divido com visitas a vários projectos de âmbito pastoril e florestal do concelho de Vila Pouca de Aguiar, a comitiva juntou-se no centro interpretativo da Casa da Pecuária, recebidos pelo coordenador Duarte Marques, pelo gestor de projecto Henrique Mira Godinho e pelo anfitrião da comunidade de Cabanes, o criador de maronês António Manuel. Os três, para além de apresentarem o projecto da Casa da Pecuária, introduziram as várias dinâmicas do concelho de Vila Pouca de Aguiar ligadas à pecuária e pastorícia, os principais desafios da região e os actores e parceiros das várias iniciativas de desenvolvimento rural e ambiental do concelho e dos adjacentes Ribeira de Pena, Vila Real e Mondim de Basto.

A fechar a manhã, os participantes tiveram a oportunidade de encontrar a manada principal do Casal da Bouça no topo do baldio de Souto e Outeiro e o criador Tommy Ferreira. Foi apresentado em concreto o projecto LIFE Maronesa, os vários tipos de acções do projecto e o modelo de comercialização estabelecido através da criação da marca CLIMA+, tanto na região transmontana do Alvão, como em Cinfães com os criadores de Arouquesa e em Ponte Lima com a NaturalMinho.
A comitiva ouviu o criador do Casal da Bouça, explicar o maneio do seu efectivo no monte, desde a sanidade aos partos das suas vacas e também os trabalhos essenciais de gestão dos lameiros, peça essencial da sua exploração.

Da parte da tarde, após uma passagem pela demonstração de novas técnicas de resinagem em Tresminas, a comitiva terminou a sua visita em Alfarela de Jales onde foi explicado aos participantes, pelo técnico da AguiarFloresta, João Oliveira, a repercussão de muitas das boas práticas do projecto LIFE Maronesa na gestão da AIGP de Jales e como a AguiarFloresta se tem adaptado e gerido autonomamente esta OIGP junto dos proprietários e dos baldios da região do planalto de Jales.