No dia 31 de Maio, a equipa do LIFE Maronesa foi convidada a participar na X Reunião de Primavera da Sociedade Galega de Pastos e Forraxes, em Pedrafita do Cebreiro, dedicada ao tema “Os Lameiros da Montaña: Vida, Paisaxe e Cultura”. Em representação da equipa do projecto, esteve o técnico Marco Fernandes da AguiarFloresta.
Tal como o título e tema da reunião da sociedade, o técnico levou a apresentação “Os lameiros do Norte de Portugal: Desafios para a sua conservação”, onde numa primeira parte da sessão, foi feita uma introdução à fertilidade e litologia dos solos de montanha do Norte do País, como era no passado a gestão dessas terras, a actual gestão e os principais promotores dessas alterações, tanto nas áreas marginais de pastoreio como nos lameiros para produção de forragem para o Inverno.
Foram introduzidas algumas das bases teóricas e empíricas da produtividade e diversidade biológica das terras de pastoreio, como a Perturbação Intermédia e o Humpback Model, e as principais razões de declínio da utilização e conservação dos lameiros, como por exemplo, as plantações de Pinus pinaster feitas durante o período do Estado Novo. Foram apresentados alguns inventários históricos e actuais de avaliação da qualidade florística e as tendências actuais verificáveis para o seu empobrecimento e perda de produtividade.
No final, foram partilhados os trabalhos executados pelo Projecto LIFE Maronesa nas áreas privadas de lameiros dos criadores do projecto, as melhores práticas resultantes de quase 5 anos de colaboração entre os criadores de gado e os 4 parceiros de projecto, assim como os resultados verificáveis do aumento da sua qualidade proteica, da cobertura de leguminosas e Holcus lanatus.
Os lameiros são uma obra ancestral de engenharia impressionante, que une técnicas de fertilização e engenharia hidráulica, transmitidas de geração em geração através da cultura de práticas agrícolas das regiões da Galiza e das montanhas do Norte de Portugal.



