Participação no Congresso de Cozinha 2025

Nos dias 5 e 6 de Outubro, o LIFE Maronesa através da marca CLIMA+, teve o prazer e orgulho de participar no Congresso Nacional de Cozinha (Programa Congresso de Cozinha), que se realizou este ano em Oeiras e contou com uma afluência de cerca de mil profissionais e operadores gastronómicos vindos de todas as partes do país.

O LIFE Maronesa marcou presença com uma comitiva composta por Teresa Vivas, responsável de Marketing e Gastronomia do projecto, a criadora de cabra bravia de Mondim de Basto Cidália Ferreira, o chef Daniel Gomes do Restaurante Cais da Villa, os chefs Rita Gomes e João Pires do Restaurante Forno de Jales, o gestor de comunicação do projecto Pedro Paulo, Rafael Costa da ACM e Duarte Marques da AguiarFloresta.

No primeiro dia do evento, coube ao chef Daniel Gomes inaugurar a participação da equipa na zona de Degustação com a sua apresentação de “Cachaço de Vitela Maronesa CLIMA+ com Sabores Transmontanos de Outono” com uma ideia nova para utilização do Cachaço. Logo a seguir, no Palco Coletivo, foram chamados ao painel de debate, a criadora Cidália Ferreira e Duarte Marques, numa palestra que teve como tema “Gestão do território e a importância do pastoreio”. Os dois membros da comitiva falaram um pouco sobre os desafios da profissão e o potencial que novos projectos e dinâmicas estão a aportar ao sector. Foi reforçada a importância de criar oportunidades para a diversificação de rendimentos nas explorações pecuárias de montanha e a introdução de novas tecnologias e melhores infraestruturas que permitam aumentar a rentabilidade do criador.

No dia seguinte, o chef Daniel Gomes voltou a entrar em acção à mesma hora, apresentou mais uma receita de utilização de Cachaço em mais 15 minutos de apresentação na zona de Degustação. Logo a seguir no Palco Produto os chefs do Forno de Jales, Rita Gomes e João Pires entraram em acção com a sua apresentação “A Gastronomia Como Motor do Mundo Rural” serviram duas receitas com uma combinação de partes menos nobres da carcaça como o coração, fígado, chã de fora e nispo. Destaque para a criação de uma salsicha composta por cerca de 80% de sobras da carcaça que normalmente são dispensadas pelo consumidor e operadores da restauração.

O LIFE Maronesa levou no total ao Congresso, 5 novas receitas de carne Maronesa CLIMA+, divididas num total de 550 refeições servidas durante todo o evento. A restante equipa manteve-se ocupada no seu stand bem decorado, onde recebeu todos os chefs, cozinheiros e operadores de restauração curiosos nesta nova abordagem de uma equipa com valências variadas que apresentou uma forma de estar na sua profissão de compromisso com padrões elevados de sustentabilidade e ligação cultural de um território transmontano unido.