Primeira actividade de colaboração com a Inland Portugal

Depois de inaugurado em Outubro os nossos percursos e actividades turísticas CLIMA+ em Alvadia com os parceiros de Ribeira de Pena, o Hotel Pena Park e o Pena Aventura, foi vez de iniciarmos nova parceria, desta vez a nível nacional com a Inland Portugal, empresa sediada em Lisboa.

O percurso escolhido pelos clientes da Inland foi também uma estreia, desta feita na aldeia de Souto e Outeiro com a escolha do percurso “Passeio interpretado em Souto e Outeiro – Pastoreio extensivo e regeneração na montanha” cujo o guia da visita e criador de gado maronês Tommy Ferreira, teve a mestria e sabedoria de apresentar de forma cativante aos novos clientes da Inland.

Numa visita que durou toda a manhã, os participantes tiveram a oportunidade de numa primeira fase, procurar as maronesas com recurso à ferramenta do GPS e descobrir e aprender o regime extensivo semi-selvagem da exploração do Casal da Bouça, as suas vantagens e os obstáculos deste tipo de maneio. Puderam também observar in loco , através dos relatos do guia, as transformações na paisagem desta encosta da Serra do Alvão criadas pela aposta no pastoreio destes animais e da associação da herbivoria com o fogo prescrito (pastoril e técnico). Puderam também verificar os resultados positivos da recuperação da vegetação dos solos de montanha pós incêndios de Setembro de 2024.

Na segunda parte da visita, os participantes foram até à zona mais baixa da exploração do Casal da Bouça, onde puderam visitar os lameiros da exploração, conhecer a história daquele espaço e os futuros planos do criador, assim como também visitar as diferentes áreas de maneio da exploração com os fundamentais equipamentos promovidos pelo nosso projecto. Para terminar, não podiam regressar a casa, claro, sem visitar o ex-líbris da exploração, a famosa “manga” de maneio do Casal da Bouça, trabalho original, criativo e técnico do criador António Moutinho e do seu filho Tommy.

Na hora do almoço, já no Castelo de Pena de Aguiar, o passeio foi coroado com a famosa merenda do pastor, composta por carne maronesa criada pelo Casal da Bouça e outros produtos locais, confecionada pelos chefs CLIMA+ Rita e João do Restaurante Forno de Jales.