No dia de 2 e Junho, o gestor de projecto foi até Lisboa para participar no 4º Congresso Internacional Fire in the Earth System Humans and Nature. O FES organiza uma conferência híbrida que reúne diversos stakeholders para partilhar conhecimentos, ideias e estratégias para a utilização do fogo como uma ferramenta para a sustentabilidade. São convidados participantes de várias países, da África do Sul, passando pela China, Austrália, Botswana, Índia, entre outros, que estudam e desenvolvem projectos relacionados com a dinâmica do fogo, a gestão do risco de incêndio, os efeitos do fogo na vegetação, fauna, solo e água, bem como perspectivas socioeconómicas, históricas, geográficas, políticas e de gestão do território.
O gestor de projecto partilhou a apresentação “Exemplo prático de oportunidades na gestão de terras marginais de montanha no norte de Portugal – o caso do LIFE Maronesa”, onde fez uma descrição geral do projecto LIFE Maronesa, a problemática e o contexto actual da degradação das montanhas do norte do país e a estratégia e objectivos do projecto para promover a alteração desse padrão.
O resto da apresentação deu foco às práticas relacionadas com o uso do fogo na gestão das terras comunitárias (baldios) e o seu efeito positivo no solo e na consociação desta ferramenta com o pastoreio. Foram introduzidas as iniciativas de modernização do modelo de produção extensivo de montanha, como também, as acções de inovação comercial e valorização económica do modelo de pastoreio para as raças e para os criadores da marca do projecto, o CLIMA+.


