Visita do projecto FISH

No dia 21 de Abril de 2024, o projecto LIFE Maronesa teve o prazer de receber a primeira actividade de networking do projecto Farmers Innovation Science Hub, composto de um consórcio entre três organizações de três países europeus. Espanha é representada pela IMAGINA, uma empresa de consultoria educacional especializada em projectos de formação e lazer, por Itália a We Do FabLab, uma associação dedicada à inovação tecnológica e ao fabrico digital, por último, representando Portugal, a nossa conhecida Associação Terra Maronesa.
O projeto Farmers Innovation Science Hub (FISH), enquadrado no programa ERASMUS+, tem como principal objetivo a promoção da sustentabilidade ambiental e da segurança alimentar através da implementação de técnicas inovadoras que optimizem a utilização dos recursos, especialmente a água.

O périplo em território transmontano começou com a visita à Associação de Criadores do Maronês e à Cooperativa Agrícola de Vila Real onde forem recebidos pelas Engenheiras Paula Teixeira e Marília Orelho que partilharam com a comitiva um enquadramento técnico-científico e cultural relacionado com as características da raça maronesa, dos seus criadores e o produto paisagístico resultado da interação entre essa cumplicidade.
Também houve tempo para partilhar a estratégia de implementação das acções de comercialização do projecto LIFE Maronesa que estão a cargo da ACM, em particular a criação do selo de diferenciação do modo de produção, o CLIMA+, a criação de uma loja online e adaptação do modelo de venda e serviço directamente ao consumidor através da implementação de uma ‘loja-móvel’.
No final da manhã o consórcio foi recebido em Alvadia na exploração do criador Avelino Rego, onde a apesar da chuva, a equipa do projecto internacional percorreu toda a exploração do criador, permitindo aprender na prática o modo produção extensivo dos criadores de gado de maronês e a tecnologia e modernização que estão a ser incrementadas através da implementação do LIFE Maronesa.