Visita dos alunos do 4º ano da Escola de Cerva

“Professora, a minha parte favorita foi saltar em cima da erva!”.
As actividades pedagógicas de crianças e jovens devem ser divertidas e as do LIFE Maronesa não fogem à regra!
Depois de termos recebido em Dezembro os alunos da Escola Profissional de Vila Pouca de Aguiar e em Abril os alunos do 8ºB da Escola Diogo Cão de Vila Real, foi a vez de recebermos a primeira turma do município de Ribeira de Pena, o 4º ano da Escola de Cerva.
Numa manhã muito bem organizada pelo criador Avelino Rego, os alunos puderam vivenciar logo à chegada, o pequeno-almoço dos vitelos antes das suas mães partirem para dar a volta diária no monte.

Durante a hora de refeição foi feito um enquadramento do passado e do presente da actividade pecuária e pastoril em Alvadia e foi apresentada à juventude, as características da vaca maronesa, que a tornam fundamental naquela paisagem.
Terminada a refeição dos vitelos, foi hora de sair da exploração e acompanhar as vacas até ao baldio para comeram o que o monte lhes proporciona e que as torna resilientes e o herbívoro ideal para este território.

Fez-se uma segunda paragem na transição entre a aldeia e o monte. Ao mesmo tempo que víamos as vacas partir para lugares mais remotos do baldio, foram introduzidas as temáticas do comportamento do fogo e o conceito de mosaico, de uma forma simplificada, visual, demonstrando as diferenças entre áreas com carga densa de arbustos e outras áreas mais diversas com muito mais erva, e alguns arbustos e árvores dispersos pontualmente. O facto de parte da aldeia ter sido percorrida pelo incêndio de Setembro de 2024, ajudou os alunos a verificar os resultados do papel fundamental dos herbívoros na gestão da Serra do Alvão.

Depois voltámos a descer para os lameiros localizados numa zona mais distante do centro da aldeia, onde os alunos aprenderam a importância dos lameiros, peça ancestral, de alto valor ecológico, passada de geração em geração, fundamental para as explorações pecuárias dos criadores e pastores. No lameiro, também atacado pelo fogo de Setembro, o Avelino relatou a tragédia da chegada do fogo a estas terras de cultivo ricas em matéria orgânica e partilhou com os alunos a atenção extra que tem dado este ano para trabalhar a recuperação da fertilidade do seu lameiro.

No fim da visita, regressámos à exploração do Avelino, onde entre muitos saltos e cambalhotas na erva que serve de suplemento às vacas depois da chegada do monte, os alunos ajudaram-no a distribuir a farinha de suplemento nos comedouros dos vitelos e foram os primeiros a testar o novo sistema de pesagem dos vitelos, uma introdução pessoal do criador na sua exploração para controlar com mais detalhe a saúde e a evolução do peso dos seus vitelos.
Após uma manhã com muita correria e diversão, ninguém ficou de castigo e os alunos da turma do 4º ano da Escola de Cerva certamente ficaram com uma experiência agradável para partilhar com família e o resto dos colegas da escola.