Encontro de Raças Autóctones no Solar do Maronês

A ACM e a Cooperativa Agrícola de Vila Real organizaram este ano a edição do Encontro de Raças Autóctones no dia 29 de Novembro. Entre os participantes, estiveram presentes criadores, técnicos e dirigentes representantes de outras raças autóctones bovinas como a Cachena, a Barrosã, a Mirandesa e a Alentejana.
O dia contou com várias actividades para proveito da comitiva, umas técnicas outras lúdicas. Destacamos entre todas, a visita matinal feita à exploração da Casal da Bouça para conhecer o modelo extensivo promovido pelo projecto. A comitiva foi recebida pelo criador Tommy Ferreira que levou os participantes num passeio pelos seus lameiros e bouças para apresentar as intervenções que foram feitas para melhoria da fertilidade do solo e produtividade forrageira e do maneio do seu efetivo com aquisição de manjedouras, comedouros para vitelos e de mangas de maneio.
A comitiva demonstrou interesse colocando várias questões ao criador e foi salientado pelo grupo a importância deste tipo de projectos que valorizam técnicas inovadoras que melhoram a eficiência das explorações pecuárias e promovem boas práticas de gestão dos ecossistemas de montanha, pastoreio e bem-estar animal. No final da manhã, ainda houve tempo para uma reunião de Stakeholders do projecto entre os representantes das 4 raças autóctones visitantes, para debate e discussão dos mais recentes avanços do projecto nomeadamente nas acções C3 de modernização comercial que se encontram a cargo da ACM.