A subpopulação portuguesa de lobo ibérico a sul do Rio Douro encontra-se atualmente fragmentada e altamente isolada do resto da população ibérica, devido a barreiras geográficas, ecológicas e sociais. O projeto LIFE WolFlux visa promover as condições ecológicas e socioeconómicas necessárias para apoiar a viabilidade desta subpopulação de lobo ibérico.

O objetivo geral deste projeto é promover as condições ecológicas e socioeconómicas necessárias para apoiar uma subpopulação de lobo ibérico viável a sul do Rio Douro, de forma a que esta espécie possa desempenhar o seu papel funcional como um predador de topo. Para o conseguir, uma série de ações serão implementadas ao longo de cinco anos no sentido de reduzir as principais ameaças a este grande carnívoro.

A área do projeto inclui toda a extensão do lobo a sul do Rio Douro. Acredita-se que grande parte da subpopulação de lobo esteja atualmente nas áreas de Montemuro e Serras da Freita e Arada. Existem também algumas alcateias na zona central do projeto, nas áreas de Leomil, Trancoso e Lapa. Devido à sua localização e à estabilidade destas alcateias, estas podem ter um papel importante na ligação entre a zona de Montemuro/Freita e Arada às alcateias mais próximas da fronteira.

Entidade coordenadora: Rewilding Portugal

 

visite o website