Título

Sensibilização do Mercado para as Oportunidades da Pecuária Extensiva e da Agricultura Sustentável

Acrónimo

LIFE MARONESA

Referência

LIFE19 GIC/PT/001285

Prazo do Projeto

01/10/2020 – 30/09/2025

Orçamento Total do Projeto

2,008,298 €

Contribuição Financeira da UE

1,095,293 €

Raça

Maronesa é uma raça bovina originária do norte de Portugal, cuja carne está protegida pelo regime de Denominação de Origem Protegida (DOP) da UE. A redução da atividade da pastorícia e o consequente abandono das áreas de pastagem nas montanhas nas últimas décadas resultou no aumento do crescimento de arbustos e na perda de pastagens perenes de boa qualidade. Isso não apenas reduz o armazenamento de carbono nos solos, mas também, junto com as tendências climáticas, aumenta o risco de incêndios florestais, que agravam ainda mais esses problemas.

Objetivos

O LIFE MARONESA é um projeto de Governança, Informação e Ação Climática, que visa a implementação de estratégias de adaptação às alterações climáticas através de um modelo sustentável de produção pecuária em modo extensivo.

Aborda a problemática do abandono das pastagens de montanha, em particular nas áreas baldias comunitárias, o aumento da intensidade dos fogos rurais de verão, a redução do stock de carbono sequestrado na matéria orgânica dos solos nas áreas de montanha e a redução do efetivo da raça bovina Maronesa. 

Tem como principal objetivo melhorar a resiliência climática das explorações pecuárias e promover o aumento da retenção de carbono na matéria orgânica do solo.

O projeto baseia-se num modelo de demonstração de práticas agrícolas e pecuárias sustentáveis, que tem vindo a ser implementadas por um produtor de vanguarda, e que serão implementadas em quatro áreas de replicação, através de produtores seguidores desse modelo de exploração

As áreas de intervenção estão localizadas nos 4 concelhos mais representativos do Solar da Raça Maronesa, Vila Pouca de Aguiar, Vila Real, Ribeira de Pena e Mondim de Basto, a região com o maior numero de explorações de bovinos da raça Maronesa.

 

O que fazemos?

  • Promovemos a transferência de conhecimento entre criadores de gado, população local e consumidores finais;

  • Monitorizamos, avaliamos e comunicamos os resultados ecológicos, sociais e económicos obtidos com a aplicação das práticas agrícolas e pecuárias implementadas;

  • Contribuímos para melhorar a compreensão e o esclarecimento sobre os benefícios da pecuária extensiva;

  • Replicamos um modelo sustentável de produção pecuária, adaptado às alterações climáticas, em maior escala, com transferência para outras áreas territoriais.