A subpopulação portuguesa de lobo ibérico a sul do Rio Douro encontra-se atualmente fragmentada e altamente isolada do resto da população ibérica, devido a barreiras geográficas, ecológicas e sociais. O projeto LIFE WolFlux visa promover as condições ecológicas e socioeconómicas necessárias para apoiar a viabilidade desta subpopulação de lobo ibérico.

Saiba mais

O LIFE MIDMACC promove a adaptação através da implementação e testes de diferentes medidas de gestão da paisagem para enfrentar os desafios relacionados às mudanças climáticas nas áreas marginais de meia montanha da Espanha (La Rioja, Aragão e Catalunha), enquanto melhora o seu desenvolvimento socioeconómico.

Saiba mais

A “Terra Maronesa” é uma comunidade prática que pretende, a partir de uma abordagem holística e sistémica, valorizar o território habitat da raça bovina autóctone “Maronesa” e um vasto património alimentar nas suas diferentes vertentes económica, cultural, social, ambiental e turística.

Saiba mais

Rebanhos + pretende utilizar a pastagem orientada como ferramenta para gerir os espaços naturais, prevenir incêndios de forma coordenada entre diferentes territórios de fronteira e recuperar áreas degradadas. Para o efeito, trabalhar-se-á na criação de modelos de sistemas de informação georreferenciados (SIG) que, através de uma plataforma virtual, permitam a prevenção de riscos e a adaptação às alterações climáticas nos territórios.

SAIBA MAIS

O despovoamento e uma atividade agropecuária em desuso e sem mudança geracional nos territórios rurais podem ser combatidos promovendo o desenvolvimento sustentável, que por sua vez ajuda a mitigar as alterações climáticas. Este projeto procura combater estes aspetos valorizando o património pecuário do território com a criação de um centro de interpretação e a conceção e implementação de um conjunto de atividades educativas, gastronómicas e turísticas

SAIBA MAIS

 

Entre a serra do Alvão e o digital, a FERA e a Aguiarfloresta criaram a primeira escola para pastores em Portugal. O curso começou no início de 2021 e pretende formar os “pastores do futuro”

SAIBA MAIS