No dia 29 de Novembro, o gestor de projecto Henrique Mira Godinho foi orador convidado na tertúlia organizada pela Puraga – Associação de Criadores de Cavalo de Raça Pura Galega, com a colaboração da Organização Rapa das Bestas de Sabucedo.
O membro da nossa equipa levou a discussão a sua apresentação com o tema “A convivencia do lume e o pastoreo”, onde destacou os trabalhos na utilização do fogo prescrito das acções C1, de gestão de território, assim como também a pesquisa que tem desenvolvido em torno da relação da utilização do fogo para produção de pastos mais ricos para o gado de montanha nas regiões do Alvão, Cinfães e em Pitões das Júnias.
Depois, foi a vez da exposição de uma apresentação preparada pelos Agentes Florestais do Distrito XVI ” Deza-Tabeirós“ da Aprafoga, que demonstraram o trabalho de queimas prescritas que têm desenvolvido nos últimos 20 anos, os obstáculos legislativos e burocráticas para conseguir responder à demanda dos agricultores e criadores de gado.
No final, houve tempo para um debate agradável e animado entre os cerca de 30 participantes que decidiram marcar presença nestas jornadas colaborativas.



