Workshop com produtores da AIGP da Jales

No passado dia 2 de Julho, no âmbito da acção C5 do projecto – Replicação e Transferência, a equipa do LIFE Maronesa teve o prazer de receber na exploração da Casal da Bouça, os criadores da AIGP de Jales, para a realização de um workshop prático de transmissão de boas práticas dos criadores do projecto.
Foi uma manhã bem passada em Soutelinho, onde os criadores de gado de maronês e de cabra serrana e bravia do Planalto de Jales, tiveram a oportunidade de percorrer e testar todas as infraestruturas e áreas privadas da exploração da Casal da Bouça, desde a zona dos lameiros, até às bouças onde se encontra a manga de maneio, as manjedouras e comedouros de vitelos em cada um dos parques de maneio planeados pela exploração.
O maneio do efectivo e a logística da exploração, foram os tópicos principais discutidos através das questões levantadas pelos criadores e as conversas com o Tommy, criador do LIFE Maronesa.
Os trabalhos de correção mineral do solo no lameiro, de forma a aumentar a produção de forragem, também captaram especial atenção dos criadores durante este workshop.

Um maneio e uma logística da exploração pecuária eficientes, permitem ao criador aumentar a sua produtividade de trabalho, dando oportunidade a que possa prestar atenção a outros detalhes da sua exploração e de gestão do território de pastoreio, assim como também, criar novas formas de diversificar os seus rendimentos noutras áreas diferentes da produção de gado. Este aumento da produtividade de trabalho, consequentemente, permite ao criador aumentar o número do seu efectivo, se for acompanhado de igual modo, de um aumento de produtividade de forragens para suplementação durante o inverno.