No passado dia 11 de Abril, o LIFE Maronesa marcou presença nas X Jornadas de Bovinicultura, organizadas pela Associação Internacional de Estudantes de Agricultura da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. A responsabilidade de apresentação à plateia, coube ao mais recente membro da equipa, Marco Fernandes.
A apresentação esteve enquadrada na 4ª sessão do primeiro dia das jornadas, que serviu para discutir a temática da valorização dos produtos provenientes de sistemas de pastoreio extensivo de bovinos e lançou a discussão para a última mesa redonda do dia, sobre o impacto dos mercados globais, onde o LIFE Maronesa é demonstrado como uma solução validada pelos criadores de gado do Alvão, para diminuir o impacto de mercados mais voláteis, na disponibilidade de alimentação de elevado valor nutricional e com papel fundamental no equilíbrio dos ecossistemas de montanha do norte do país. Nesse sentido, foi reforçado igualmente, a importância do papel dos pastores e criadores de gado, como gestores de paisagem e para o recurso da academia e dos técnicos, como fonte de conhecimento empírico do território.
Após a habitual apresentação sobre as mais recentes acções do projecto e as questões da plateia, o final serviu para debater as actuais relações de coexistência, entre os criados de gado bovino maronês do projecto e o lobo, com destaque para a demonstração de algumas interacções resultantes da presença do lobo na exploração modelo do projecto, a Casal da Bouça.



