Como se define a pecuária extensiva em Portugal?

No âmbito da 1º Reunião GT Definição da Pecuária Extensiva, dinamizada pelo Centro de Competência do Pastoreio Extensivo, o LIFE Maronesa, em Vila Pouca de Aguiar, recebeu um conjunto de personalidades fortemente ligadas ao pastoreio, no dia 7 de julho, que visitaram a exploração de demonstração do modelo desenvolvido pelo projeto: o Casal da Bouça.

No dia seguinte, o Instituto Politécnico de Bragança acolheu uma reunião, onde foi possível partilhar experiências e visões de norte a sul do país e ficar a conhecer os projetos LIFE, focados em valorizar os benefícios do ecossistema da pecuária extensiva.

Juntaram-se na mesma sala investigadores, produtores, representantes de cooperativas agrícolas, empresas e ONGs. 

A primeira grande missão do Centro de Competências do Pastoreio Extensivo foi criar uma definição abrangente e diferenciadora desta prática. 

Contámos com a presença de investigadores e reconhecidos professores de Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Universidade de Évora, Faculdade de Medicina Veterinária, Instituto Politécnico de Beja, Politécnico de Santarém, 

Politécnico de Portalegre e do INIAV, IP. Em breve será lançada a nova definição de pecuária extensiva.

Esta reunião foi organizada pela ADPM Mértola no âmbito do Proyecto Life LiveAdapt, cofinanciado pelo programa LIFE Programme da União Europeia.