LIFE Maronesa citado como bom exemplo de implementação de modelo misto de mosaicos a adotar nas regiões montanhosas

“Assim, no primeiro aspeto, i), quando a reconversão florestal for a opção preferida, os modelos de silvicultura deverão dar primazia às espécies de árvores espontâneas que possam garantir sustentabilidade. Em segundo lugar, ii), a diversidade do mosaico rural que garante a descontinuidade adversa à propagação de grandes incêndios, permite alternar áreas predominantemente pastoris com manchas florestais mais pequenas. Por último, iii), o uso multifuncional das paisagens florestais pastoris permite a produção sustentada de produtos regionais que tenham valores de mercado elevados associados a processos de certificação seguros.”

Com este excerto acima convidamos os nossos seguidores a ler na íntegra o artigo escrito pelo professor Jorge Capelo do INIAV e membro do Advice Board do LIFE Maronesa, para a revista agrícola Vida Rural.

É na reflexão da evolução do fogo no contexto do clima mediterrânico, das opções políticas, económicas e sociais do país, que obtemos uma leitura global dos problemas do presente e sobre essa análise, discutir soluções enquadras nos diferentes contextos paisagísticos do país.

Na página 82, o LIFE Maronesa é citado como um bom exemplo de implementação de modelo misto de mosaicos a adotar nas regiões montanhosas do país.

Leia o artigo publicado na Vida Rural, maio 2023, em: https://lnkd.in/dS3z2zag