Tiveram início as ações de replicação e transferência do LIFE Maronesa

Tiveram início no dia 20 de julho, as ações de replicação e transferência do LIFE Maronesa, onde incluiu a visita de vários membros e entidades da comunidade de Arouca, serra de Montemuro e da Freita, às explorações dos nossos produtores seguidores.

Na parte da manhã, em Lamas de Olo, os produtores de raça arouquesa e de gado caprino, puderem receber uma aula de tecnologia do produtor Heitor Fernandes, que demonstrou como funciona e se utilizam as coleiras GPS e a respetiva aplicação. Os produtores visitantes puderem aproveitar ainda para ver como são geridos os seus lameiros durante o ano e os mais recentes trabalhos de recolha do feno.

Mais tarde, foi feita também uma ação de workshop na exploração do produtor seguidor Rafael Costa, na freguesia do Bilhó, onde os produtores puderam evidenciar como são utilizadas as nossas mangas de maneio “anti-stress” e também as manjedouras móveis. Passamos, ainda, pela áreas de montanha pastoreadas do baldio do Bilhó, onde foi demonstrado o benefício da passagem das Maronesas e o papel das manjedouras móveis nestas áreas.

Depois do almoço foi feita uma sessão de discussão para criação de grupos de trabalho e identificação dos obstáculos da comunidade de Arouca para serem iniciadas ações de cooperação entre as duas regiões.

Antes do regresso, houve a oportunidade de ir visitar um dos pontos de abeberamento construídos no Bilhó, que servem toda a comunidade local.

Para além dos produtores de raça arouquesa e de gado caprino, também pudemos contar com a presença do vereador para o ambiente, floresta e desenvolvimento rural, técnicos da Câmara Municipal, da cooperativa agrícola e também de associações florestais e ambientais da região.